quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Utilização do sistema multimédia - Texto


Fonte tipográfica


As fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. Estas são armazenadas em ficheiros de fontes onde são descritas as suas caracteristicas fisicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas familias.

                        Resultado de imagem para fontes tipograficas                              


Fontes Serifadas

Geralmente esse tipo de fonte é utilizado em textos corridos, uma vez que guiam o olhar do leitor pelo texto, fazendo com que este leia as palavras completas e não as letras individuais. As fontes serifadas causam esse efeito, pois os prolongamentos finais deixam a impressão de união das letras e palavras. 
(ex:Times New Roman, Garamond...)
Resultado de imagem para fontes serifadas

                 

Fontes não Serifadas

Essas fontes são recomendadas para títulos, anúncios ou textos que serão visto principalmente no monitor, pois transmitem clareza, leveza e organização. Uma vez que chama atenção para cada palavra, e não para o texto por inteiro, atraem o leitor de forma mais impactante. (ex: Helvética, Arial...)

                Resultado de imagem para fontes  não serifadas


Fontes  Bipmapped

As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. 

Fontes Escaladas

As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas( rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.


                            Resultado de imagem para fontes bitmapped e escaladas


Fontes:https://www.printi.com.br/blog/tipografia-e-suas-fontes-fundamentais
http://ai-b.blogs.sapo.pt/4330.html

Utilização do ASCII Generator e ASCII ART Generator



Foi nos proposto a realização de duas atividades. A primeira consistia em utilizar a ferramenta “ASCII GENARATION.'' para escrevermos os nosso nomes no site, http://www.network-science.de/ascii/.


                           
                                                          Fonte: Computer


A segunda consistia na conversão de duas imagens em ASCII apresentando a imagem original e a transformada através do site : http://www.glassgiant.com/ascii/










Padrões de codificação de caracteres


O que é?

Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação.

                          Resultado de imagem para padrões de codificação de caracteres       

Codigo ASCII

É código Padrão Norte-americado para Intercâmbio de Informações. O ASCII é um código numérico que representa os caracteres, usando uma escala decimal de 0 a 127. Esses números decimais são então convertidos pelo computador para binários e ele processa o comando.


                     

Codigo unicode


Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard 1, 2 o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição e ordenação alfabética. 

                                 


Fontes: http://appsbmp.blogspot.pt/2014/10/padroes-de-codificacao-de-caracteres.html
             http://www.tecmundo.com.br/imagem/1518-o-que-e-codigo-ascii.htm

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Grandezas Informáticas







O que são?

Quando fazemos um trabalho num computador e o guardamos, esse trabalho  irá ocupar um determinado espaço de armazenamento. 
     Por exemplo , como a água é medida em litros ou o açúcar é medido em quilos, os dados de um computador são medidos em bits e bytes. Cada valor do código binário foi denominado "bit" (binary digit), que é a menor unidade de informação. 



Esta tabela é muito importante, pois muitos arquivos no nosso computador, pendrive ou outros meios de armazenamento estão simbolizados, principalmente pelo KB.

 Resultado de imagem para exemplos de unidades de armazenamento


Alguns exemplos de dispositivos de armazenamento: 
                           Resultado de imagem para exemplos de unidades de armazenamento





Webgrafia: http://www.lucasbrowser.com.br/2012/07/conheca-as-unidades-de-medida-da.html
https://www.algosobre.com.br/informatica/unidades-de-medida-do-computador.html









terça-feira, 18 de outubro de 2016

Multimédia



                                                O que é a multimédia?



Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.




                                             Tipos de multimédia:
   
                                 Estáticos:

     Texto: O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e, por isso, tem sido a forma dominante de interação entre o ser humano e o computador. A apresentação do texto pode ter três formas possíveis: Texto não-formatadoTexto formatadoHipertexto 

   Imagem: A imagem é o mais comum componente de uma aplicação multimédia. A imagem é o mais comum componente de uma aplicação multimédia.





                                Dinâmicos:
  Áudio: O áudio corresponde à reprodução eletrónica do som nos formatos analógico e digital. Efeitos sonoros, música, vozes; podem contribuir para um ambiente mais agradável e melhor esclarecimento da mensagem.

   Vídeo: É o movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotografias ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate. 

   Animação: É o movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. 




                                 Capturados:

São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através de utilização de hardwareespecífico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones e de software específico.

                                 Sintetizados:

São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através de hardware e software específicos. 

                                  Modos de divulgação de conteúdos multimédia

 Online: Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW (World Wide Web). 

 Offline: A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD. 


Fontes:
http://multimediamfr.blogspot.pt/2010/01/quanto-sua-origem.html
https://student.dei.uc.pt/~jsilva/informaticabasica/multimedia/componentes/imagem/index.html
http://tiposdemedia.blogspot.pt/

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ergonomia e Informática


        Ergomonia

 A Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que realiza e procura desenvolver uma integração entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador.


Objetivos da ergonomia
  • Aumentar a eficiência organizacional
  • Aumentar a segurança, a saúde e o conforto do trabalhador



       Regras básicas na utilização do computador

Algumas regras fundamentais da utilização do computador são:

  1. Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor
  2. É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo.
  3. Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato.
  4. Manter os acessórios e elementos para o trabalho a uma distância de fácil acesso.
  5. Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita trabalhar  confortavelmente.


Resultado de imagem para ergonomia



Webgrafia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
Imagem 1: http://thiagonasc.com/blog/wp-content/uploads/2013/09/ergonomia.jpg





   

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Vamos criar um QR CODE!


   

O que é um QR CODE?
   
          Um QR CODE é um símbolo bidimensional criado com o objectivo de ser interpretado rapidamente por dispositivos capazes de o decifrar, daí o significado de QR ser Quick Response. Podem ser lidos por tablets ou smartphones.
          É utilizado para:

  1. Direccionar a pessoa para um certo site ,video , etc. 
  2. Aproximar o consumidor e as marcas que os utilizam. 

Resultado de imagem para qr codes de marcas
 
                                     A nossa experiência com os QR CODES 
          
      Na aula foi nos proposto a leitura do seguinte QR CODE:




A mensagem que este QR CODE continha era, '' Olá 12ºA|12ºD|12ºC|12ºH''.

A tarefa seguinte era criar um QR CODE para o nosso blog.



Agora deixamos um desafio.. Será que conseguem decifrar esta mensagem?





Podem divertir-se a criar o vosso QR CODE neste link: http://www.qrcode-monkey.com/