terça-feira, 22 de novembro de 2016

Compressão/técnicas de compressão com perdas e sem perdas


Compreensão de Dados

A compressão de dados é o ato de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo. Essa operação é realizada através de diversos algoritmos de compressão, reduzindo a quantidade de Bytes para representar um dado, sendo esse dado uma imagem, um texto, ou um arquivo (ficheiro) qualquer. 

Compreensão com perdas

 Método de compreensão onde ocorre uma perda significativa de dados que maioria das vezes não é notada pela pessoa, pois normalmente é só a diferença de um som de frequência mais alto ou mais baixo, movimentos muito rápidos ou uma diferença da cor que não se nota.

Compreensão sem perdas

Método de compressão onde a informação é recuperada sem qualquer alteração após o processo de descompressão.Este tipo de compressão é usada em texto e algumas aplicações multimédia críticas onde a informação é essencial. 

Resultado de imagem para técnicas de compressão de imagens
Formatos de ficheiros de imagem Bitmap


  1. BMP -  Bitmap
  2. GIF - Graphics Interchange Format 
  3. JPEG - Photographic Experts Group
  4. PDF -  Portable Document Format 
  5. PNG - Portable Network Graphics
  6. TIFF - agged Image File Format

1.1.  BMPÉ designado também por percursor armazena fotos e gráficos em pequenos quadrados que chamamos de pixels. Quanto maior o número de pixels em uma só fotografia, maior a qualidade da imagem. É um formato de imag


2.1- GIF - Um ficheiro GIF é uma imagem gráfica numa página web que se move como por exemplo, um titulo de um blog onde as letras aumentam e diminuem. Em particular  um GIF animado é um ficheiro  no Graphics Interchange Format  designado como GIF89a que contém um ficheiro com imagens que são apresentadas numa determinada ordem e velocidade.

3.1- JPEG - São ficheiros também conhecidos por JPG.  Estes ficheiros são imagens que foram comprimidas de modo a guardar muita informação num ficheiro pequeno.
   Um ficheiro JPEG , durante a sua compressão, perde alguns detalhes de modo a tornar o ficheiro mais pequeno.  

4.1 - PDF -  Os ficheiros PDF permitem que seja preservada a estrutura e aparência de um documento ou imagem , de modo a que quando seja enviada ou partilhada tenha , no caso dos documentos os tipos de letra e estrutura originais, e no caso de imagens a sua qualidade e detalhes. Quando guardados permitem que, quando são enviados entre sistemas operativos diferentes, os ficheiros não percam as suas características originais.  


5.1 - PNG - Foi criado com o objetivo de ser um formato mais abrangente de modo a substituir o GIF, já que a patente que detinha o GIF era uma empresa à qual ninguém queria pagar mais a licença. Fornece ainda, uma vasta gama de cores e uma melhor compressão. 
     Os ficheiros JPEG contêm imagens mais coloridas e com uma maior resolução, no entanto apresentam ainda alguma perda de detalhes quando comprimidas. ( no entanto essa perda de detalhe é menor do que nos ficheiros JPEG)


6.1-  TIFF- As imagens TIFF criam ficheiros muito grandes. Estas imagens não são comprimidas e por isso guardam muitos detalhes , daí os ficheiros serem tão grandes. Em relação a cores, as imagens TIFF são muito abrangentes, podem ser grayscal , CMYK or RGB.  é o ficheiro mais comum no que toca a software , como por exemplo o Photoshop, pois e como já referimos, porque estes ficheiros contêm muito detalhe. 



CDR- É o formato de imagem vetorial essencialmente utilizado pelo Corel. 





















  












Sem comentários:

Enviar um comentário